terça-feira, 12 de julho de 2011

Lembranças e escolhas...

Sexta-feira passada, 08 de julho, foi um dia estranho.

A semana toda vinha de dias felizes. Vários aniversários em sequência - Margarida abriu o festerê na 2a; na 3a foi minha avó, depois meu irmão e, pra fechar, na 6a., a minha sogra (me dou muito bem com ela, faço questão de deixar isso sempre bem claro...rsrsrs).

Mas, foi também na 6a. o dia do último adeus à avó do Paulo, falecida com invejáveis 91 anos (eu espero, de verdade, chegar lá também! Já pedi para o meu anjo da guarda tentar uma negociação a meu favor, porque realmente não gostaria de ir antes dos 100!)

Momentos tristes e muito comoventes. Também um daqueles dias repletos de lembranças e reflexões. Ouvindo histórias que iam e vinham ao meu redor, lembrei da minha própria infância. De quando corria no sol brilhante do verão, o mais rápido que podia, para sentir o vento batendo no rosto e esvoaçando os cabelos...essa imagem, e a sensação boa de calor e liberdade que eu senti naquela hora, vou lembrar para sempre... Lembro também dos banhos de chuva e de, depois da enxurrada, construirmos diques de lama na valeta ao lado de casa. Quando, na casa da minha avó (que também já se foi), rolávamos pelo morro de grama, competindo para ver quem chegava embaixo primeiro...e ficasse menos tonto. Das horas passadas na casa da outra avó (que chegou aos 80 essa semana), brincando no sótão cheio de caixas e coisas antigas, duas coisas que me fascinam até hoje.



A época do colégio, as turmas de amigos, as paqueras, o primeiro beijo. O tempo que passei no Böhmer (grupo de danças folclóricas alemãs) - devem ter sido uns 15 anos da minha vida, ou mais. Desse período trago muitos e especiais amigos - minhas melhores amigas, inclusive - minhas experiências mais incríveis e enriquecedoras (viagens, bagunças, conversas maravilhosas, conquistas, alegrias, desafios...) e também meu marido. Consequentemente, a P&L, que aconteceu em função do nosso encontro (eu + Paulo) e das oportunidades que tivemos juntos.

São tantas lembranças!!! E tantos sentimentos que vêm junto com elas... Inevitável olhar para trás e ver o flash black dos meus 35 anos. Faz duas semanas que os alcancei e, preciso dizer, estou gostando bastante. Uma conclusão óbvia, mas que me faz pensar - somos realmente feitos de escolhas! Um pequeno desvio aqui, uma viradinha ali, uma esquina diferente lá, um retorno acolá... Cada pequena escolha de todo dia pode construir uma grande diferença lá adiante... ou aqui hoje.

Você já parou para pensar em como sua vida poderia ser diferente, se suas escolhas tivessem sido outras? Quais foram as escolhas-chave que você fez? As decisivas, que fizeram você ser o que é hoje? As boas e ruins... Onde você escolheria diferente, se pudesse? Se é que mudaria algo...

Quando olho para trás, gosto da maioria das coisas que vejo. Claro que tem algumas bem feias, que sempre vão estar lá para me lembrar o quanto ainda tenho que trabalhar para ser uma pessoa melhor...mas, no geral, posso dizer que tenho muito a agradecer pela cota de felicidade e sorte que me foram destinadas até aqui. Óbvio que espero méritos também - pelas escolhas acertadas que fiz - afinal, decidir, usar o livre arbítrio, nem sempre é fácil ou simples e, às vezes, os caminhos que acabamos percorrendo podem ser bem tortuosos e sofridos.

Ainda vou fazer um levantamento oficial de tudo que já fiz...melhor, de tudo que lembro de ter feito (rsrsrs), nesses 35 anos. Só para deixar registrado o quanto a vida foi boa para mim e para me lembrar de continuar agradecendo por isso todos os dias. Acho que isso dá uma super injeção de ânimo na hora de pensar em  tudo que ainda pretendo fazer. Como não pretendo ir antes dos 100, tenho algum tempo ainda!

Um comentário:

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...