quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Homem x Mulher - Deus cancelou o manual de instruções

Deus, quando criou o mundo, acertou em muita coisa. E a metodologia que ele usou também foi bem interessante.

Tudo tem o seu oposto. O sol e a lua, a noite e o dia, o inverno e o verão, o doce e o amargo. A montanha e a praia, o negro e o branco, o barulho e o silêncio, a razão e a emoção.

Como é bom um chocolatinho depois de um almoço cheio de saúde.
Nada como uma roupinha bem descontraída e colorida depois de uma semana inteira só usando terninho.
Cabelo comprido a vida inteira? Ninguém merece.
Enfiar o pé na jaca, sem medo nem pudores, depois de um ano inteiro de sobriedade e juízo, é tudo de bom!

A lista é infinita... e o sentido para tudo é sempre o mesmo: experimentar os dois lados da moeda. E, se formos espertos, aprender com isso.

O maior experimento de todos, na minha opinião, é justamente fazer os contrários conviverem em harmonia. E os opostos homem-mulher são o exemplo insuperável.  Aposto que nem mesmo Deus imaginou que a sua criação mais perfeita (na nossa nada modesta opinião, é claro) poderia virar algo tão imperfeito e complicado assim. Se você é mulher, com certeza está concordando. E se for homem, também.

Não existem outros pólos tão contrários, que se atraiam tanto. E nisso acho que o Cara lá de cima errou. Ou foi muito sacana. Ele esqueceu, ou simplesmente cancelou, o manual de instruções. Fez a gente descobrir, do jeito mais difícil, que, depois de todo rala e rola, se não nos empenharmos muito, a irresistível e aparentemente inesgotável atração se transforma numa terrível repulsão.

Os especialistas de plantão podem repetir quantas vezes quiserem essa história de "conversando a gente se entende". "É preciso se comunicar. Falar o que está sentindo e ouvir o que o outro tem a dizer". Tá! Se apenas isso bastasse, metade dos assassinatos do mundo seria evitada.

Há muito mais minúcias nesse entremeio do que imagina nossa vã terapia de casais. E numa rápida, mas acalorada, conversa com meu marido e meu cunhado (irmão do meu marido), tive certeza!! Isso não tem solução.

Vou citar alguns itens que aqui em casa, e na casa do meu cunhado (como descobri com a conversa), são motivo de guerra. Me diga depois se, com a sua "cara-metade", é diferente. Mas não vale opinião de relacionamentos que não morem juntos ou, pelo menos, convivam sobre o mesmo teto algumas vezes por semana. E se vocês estiverem juntos a menos de dois meses, espere. É muito cedo para opinar.

1 - Dividir, hoje em dia, é lei. Isso nem se discute mais. Dividir o trabalho, as alegrias, as tristezas e as despesas. O Paulo detesta cozinhar e lavar louca, tanto quanto eu.

2 - Cuidar da casa: por que ela tem que ficar sempre em segundo plano?? Não é mais razoável, e lógico, dar uma geral antes de sair ou começar a trabalhar? (tenho um agravante: moro e trabalho em casa). Deixar para arrumar no fim do dia é meio ridículo, não é?

3 - As tarefas diárias são sempre as mesmas: lavar louça, lavar roupa, arrumar as camas, dar uma geral na sala, cozinhar, etc. Por que é tão difícil lembrar quantas camas há na casa? É igual escalar um time de futebol: os jogadores podem até mudar, mas as posições e a quantidade de jogadores é sempre a mesma.

4 - Quando a gente pede ajuda, adoraríamos que ela viesse logo. Se pudéssemos, ou quiséssemos, esperar, não estaríamos pedindo naquele momento.

5 - Quando nós mulheres resolvemos não fazer alguma coisa ou deixamos para mais tarde, estamos nos permitindo o mesmo que vocês, homens, quando fazem isso - ou estamos tirando uma folguinha ou temos algo mais importante para fazer. Jogar isso na cara mais tarde, é covardia.

6 - O trabalho, os hobbies/lazer e os amigos são tão importantes para nós quanto são para vocês.

7 - Os filhos vêm em primeiro lugar sim, sempre. Isso é mais que instinto para uma mulher. Faz parte do nosso DNA. E não adianta brigar. É muito mais válido ajudar e depois negociar umas horinhas só para vocês dois. A recompensa virá.

8 - Roupas e sapatos para as mulheres são como carro, computador ou jogo novo para os homens. Depois que você compra, sempre sai algo melhor e mais interessante. É impossível resistir.

9 - Nosso botão para o sexo (o das mulheres), na verdade, é um complexo sistema todo interligado. Se você ficar apertando apenas uma tecla, nada acontece e você fica a ver navios. Existe uma sequência que precisa ser acionada, mas você vai ter que descobrir qual é. E isso requer calma, muito carinho e uma boa dose de dedicação. Se você estiver acertando, vai ficar sabendo rapidinho e terá seu trabalho bastante facilitado.

10 - Mas, mesmo que você arrase na cama, não se iluda. As mulheres não precisam disso tanto quanto os homens, mesmo. Mas não é nada pessoal. Não é menos amor, nem menos tesão. É fisiológico. Nossa cabeça faz mil coisas ao mesmo e tempo e se distrai com muita facilidade. A manicure, às vezes, pode ser tão importante quanto uma transa.

11 - Não precisamos, nem devemos, fazer tudo juntos. Eu sou eu e você é você. Gosto de vinho e meu marido adora refrigerante. Individualidade e respeito andam de mãos coladas, até o fim. Mas ter e fazer coisas em comum é maravilhoso e imprescindível, na mesma medida.

Poderia seguir até amanhã enumerando coisas, mas já é quase meia noite e minha hora de dormir passou faz tempo. E imagino que você tenha mais uma dezenas de pontos de discussão a acrescentar. Isso só muda de endereço.

Mas uma coisa me tranquilizou: no mesmo dia da conversa acalorada li nosso horóscopo chinês, meu e do meu marido, e vi que nossa compatibilidade oriental é ótima. Ufa! Pelo menos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...