quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bazar de Natal + Cursos e Oficinas

E o Natal está quase aí!

É...talvez um pouco de exagero, sim. Mas, desde que eu e a Márcia viramos sócias (Lé com Cré - Presentes bem bolados), tudo ao redor parece estar meio enlouquecido! As horas voam (mais ainda do que antes...) e alguém definitivamente tirou algumas horas do dia e o deixou mais curto!

Toda essa loucurada é para preparar o BAZAR DE NATAL! Nosso primeiro! Junto com Dona Adélia, mãe da Márcia, que é mais do que expert no assunto! E digo que já está aí porque vai de outubro a dezembro, com muitas opções de arranjos e objetos de decoração natalina, opções de presentes e ideias legais do Lé com Cré, vários trabalhos em patchwork e também em pintura bauernmalerei (aí embaixo você vai encontrar mais detalhes a respeito).

Além disso, várias oficinas e cursos serão realizados ao longo do evento. Hoje vou falar mais sobre esses itens e, mais adiante, vamos postar fotos do que estará a venda no Bazar.

Veja todos os detalhes e informações dos cursos e oficinas aqui (data, local, professores, valores). Abaixo vou falar um pouco de que se trata cada curso.

1 - Oficina de Customização de Roupas (infantil) - para meninas de 8 a 13 anos que já curtem moda e gostam de ficar bonitas! A ideia é enfeitar uma peça de roupa usando apliques, tecidos, botões, lantejoulas e várias outras coisinhas. A customização nada mais é do que personalizar peças do vestuário, sejam roupas, sapatos ou acessórios, usando a criatividade e a vontade de ser diferente.
* dia da oficina - 01 de outubro - sábado




2 - Curso de pintura Bauernmalerei - "a palavra baurnmalerei é alemã e quer dizer bauern – pintura e malerei – campestre, ou seja pintura campestre. É o equivalente alemão à pintura country, tão apreciada atualmente (coutry americano, entenda-se). A origem do Bauernmalerei vem da época do pós-guerra na Alemanha, por volta do ano 1680. Na ocasião, enquanto os governantes e a igreja chamavam artistas para refazer seus templos e castelos, os camponeses resolveram também re-decorar suas casas, muito simples e sem recursos, utilizando os materiais a que tinham acesso e eles mesmos pintando os temas que lhes eram comuns, como flores, pássaros e cenas do cotidiano dos próprios colonos. A técnica da pintura Bauernmalerei é composta por pinceladas também muito simples, únicas, feitas sem retoques, usando pontinhos e traços que ajudam na composição. A pincelada mais conhecida é a vírgula, utilizada em praticamente todos os motivos. Outra característica dessa técnica é o uso quase exclusivo do pincel redondo. No Brasil foi esse estilo que deu origem à Pintura Barroca, principalmente em Minas Gerais." (fonte de pesquisa aqui)
* dias do curso - 08, 15, 22 e 29 de outubro - aos sábados





3 - Curso de Feltragem - não estamos falando de feltro e, sim, de lã de ovelha! "A técnica é pouco conhecida no Brasil, muito comum na Europa, mas ela existe no mundo todo. A feltragem é a arte de fazer objetos de feltro, a partir da lã natural. Pode ser feita com máquinas ou manualmente, com agulhas ou de uma forma bem artesanal, com água e sabão. Uma infinidade de coisas podem ser criadas através dessa arte: bichos, xales, bolsas, painéis, pantufas, enfeites de casa e temáticos (como Natal e Páscoa), roupas, chapéus, bonecas e bijuterias!" (fonte de pesquisa aqui)
* dia da oficina - 05 de novembro (sábado)






4 - Curso de Patchcolagem - a famosa “aplicação”, ou “apliquée” como é internacionalmente conhecida, ganhou agora o nome de “patchcolagem” e consiste em aplicar um tecido sobre outro usando cola ou papel termocolante (papel cola), e ferro elétrico, finalizando o trabalho com o ponto caseado ou outra decoração. É uma técnica muito utilizada na customização de roupas e diversos outros trabalhos manuais.
* dia do curso - 12 de novembro - pela manhã (sábado)






5 - Curso de Patchwork (costura à mão)- Cada vez mais difundido, o patchwork e o quilt viraram quase uma febre! A variedade de trabalhos que podem ser produzidos é infinita e, com bom gosto, dedicação aos detalhes e capricho no acabamento, os resultados, além de lindos, podem ser muito lucrativos.  A técnica consiste em emendar pedaços de tecidos, costurados de forma a criar desenhos variados. O resultado final do trabalho sempre envolve uma sobreposição de três camadas: - o tampo (quando os retalhos de tecido estão costurados entre si) - o enchimento (material usado para dar volume ao trabalho de patchwork e deixá-lo "fofinho") - e o forro (tecido usado para dar um melhor acabamento). Este sanduíche de tecidos é preso por pespontos que são chamados de quilt. Os 'tampos' também podem ser feitos de aplicação ou misturando as duas técnicas, patchwork e aplicação.
* dia do curso - 12 de novembro - à tarde (sábado)







6 - Oficina de Papel Machê - termo originado do francês papier mâché, significa papel picado, amassado e esmagado. É uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar inúmeros objetos em diferentes formatos, criando lindos trabalhos utilitários e decorativos. A arte do papel machê é muito antiga, se desenvolveu na China e em regiões das antigas Pérsia e Índia. Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos, primeiro na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada para criar as famosas máscaras do Carnaval de Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, que durou 37 anos em ótimas condições. (fonte: Wikipedia)
* dias da oficina - 19 e 26 de novembro (sábados)





7 - Oficina de Culinária para Crianças - BOLO DE CANECA - quem tem filhos sabe o quanto eles gostam de 'colocar a mão na massa' e ajudar na cozinha, principalmente se for para preparar os lanches preferidos. O bolo de caneca é super fácil de fazer e muito gostoso. A galerinha vai adorar participar.
* dia da oficina - -03 de dezembro (sábado)




Para ver informações completas dos cursos e oficinas - datas, horários, professores, valores de cada um - ou contatos para inscrição e dúvidas - clique aqui!

Um comentário:

  1. Eu aprecio o artesanato,amo muito tudo isso. O seu blog é realmente criativo. Parabéns por compartilhar as suas habilidades.

    ResponderExcluir

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...